Pivô Satélite

Criada em 2020 no contexto da pandemia de Covid-19 e veiculada dentro do site do Pivô (instituição sem fins lucrativos que atua promovendo o intercâmbio e a experimentação artística a partir do seu espaço no Edifício Copan, no centro de São Paulo), a plataforma Pivô Satélite é uma sala de projetos digital que tem o objetivo de contribuir para a criação de uma rede de apoio à comunidade artística brasileira.

A proposta da plataforma é convidar curadores que, a cada edição, indicam quatro artistas para ocuparem individualmente esta sala, pelo período de um mês. Levando em conta a relevância e qualidade de suas pesquisas artísticas e a diversidade de identidades presentes no país, a escolha dos colaboradores convidados busca reunir uma pluralidade de vozes.

Em seu primeiro ano de existência, o Pivô Satélite apresenta trabalhos de doze artistas selecionados por três jovens curadores. Os artistas contaram com a estrutura das equipes de produção e comunicação do Pivô, a interlocução dos curadores convidados e uma bolsa de auxílio à produção. Com apenas a restrição de não quebrar as medidas de isolamento social vigentes, os projetos têm caráter experimental e assumem vários formatos, durações, mídias ou temas.

Atualmente, está em exposição a terceira edição do Pivô Satélite, intitulada Sexo, Mentiras e Videotape. Com curadoria de Raphael Fonseca, a edição conta com a participação de Laura Fraiz, Eduardo Montelli, Ventura Profana e New Memeseum. A partir de vídeos, áudios, gifs e memes, os artistas reunidos nesta edição exploram suas autoimagens.

Ano I / Programa:

Pivô Satélite #1 (julho a novembro de 2020)
Os Dias Antes da Quebra
Curadoria: Diane Lima
Rebeca Carapiá
biarritzzz
Diego Araúja
Ana Raylander Mártis dos Anjos

Pivô Satélite #2 (janeiro a junho de 2021)
O Assombro dos Trópicos
Curadoria: Victor Gorgulho
Anarca Filmes
Diambe da Silva
Rafael Bqueer
Davi Pontes e Wallace Ferreira

Pivô Satélite #3 (julho a novembro de 2021)
Sexo, Mentiras e Videotape
Curadoria: Raphael Fonseca
Laura Fraiz
Eduardo Montelli
Ventura Profana
New Memeseum